DE ONDE ERAM ADÃO E EVA?
DE ONDE ERAM ADÃO E EVA?
Ao tempo em que vivi na Europa, recebi a visita de um amigo brasileiro. Numa tarde de domingo, levei-o para visitar um famoso museu alemão, onde paramos extasiados diante da beleza de uma tela de Adão e Eva no paraíso. Ao noso lado, adimirando a tela, estavam três pessoas. Um deles disse, falando alto, em inglês, com forte sotaque alemão:
- Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados.... Devem ser alemães.
Os outros dois homens voltaram-se para ele, e um deles respondeu, também em inglês, mas com sotaque francês:
- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... ela tão feminina... ele tão masculino... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.
Balançando negativamente a cabeça, o terceiro homem que também observava a tela completou num inglês perfeito:
- Os senhores não percebem a essência desta obra, presumo. Notem a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do
gesto. Só podem ser Ingleses.
Meu amigo brasileiro deu um passo à frente, e contemplou a tela por alguns segundos. Depois, voltando-se para o grupo, exclamou, num inglês carioca:
- Não concordo. Olhem bem: eles não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma triste maçã para comer. Mesmo assim não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso. Só podem ser brasileiros!!
* * *
JB Xavier
Enviado por JB Xavier em 08/06/2008