JB Xavier

Uma viagem ao mundo mágico das artes!  A journey into the magical world of  the arts!

Textos

QUANDO E COMO A POESIA SE MISTUROU COM A MÚSICA? O NASCIMENTO DA MÉTRICA E DA RIMA.
Por JB Xavier


O fenômeno secular de integração entre texto e canção, que acabou por reunir as artes da Poesia e da Música, teve início com os os pitagóricos, promotores de grandes transformações na cultura grega. Eles afirmavam que a salvação do homem baseia-se na tentativa humana de unir-se ao cosmos, processo que dependia de uma compreensão clara dos fenômenos existenciais.

Motivado por este pensamento, Pitágoras descobriu, ao fazer soar um monocórdio, que a corda esticada sobre uma superfície côncava produzia um som variável, de acordo com a extensão da corda. Assim descobriu a oitava, a quarta, a quinta, sempre correlações numéricas ligadas ao tamanho das extensões. A partir daí, concluiu que a música é o resultado de sons, tons vibrantes e números mutantes.

Esta noção permite entender porque, para os gregos, era tão importante a noção de ritmo (rhytmos, movimento regular) que viria a permear a poesia na qual o metro e o ritmo são elementos essenciais. Ou entender porque a palavra música (mousa, musa) aplicava-se, para os gregos, a todas as formas de arte que se supunha inspiradas pelas musas.

Não raramente, estas formas apresentavam-se associadas: a poesia lírica, por exemplo, costumava ser acompanhada pela lira. Para os romanos, a ars musica significa tanto música quanto poesia, algo que ainda hoje nossa linguagem registra no ritmo ou na sonoridade.

A valorização do som pelos gregos, tendo Píndaro como um de seus maiores divulgadores, está relacionada diretamente com a HARMONIA UNIVERSAL, conceito que deriva também diretamente dos pitagóricos,

Assim como descobriram o som para a harmonia e o equilíbrio do espírito, era mister que descobrissem também um elemento que harmonizasse e equilibrasse a poesia. Então, para esse fim, os gregos inventaram a rima.

* * *
JB Xavier
Enviado por JB Xavier em 05/08/2012
Alterado em 08/08/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras